O Memorando de Entendimento para a Neutralidade Carbónica do Território Arrábida é um compromisso com a descarbonização do nosso território através da redução das emissões de carbono e a promoção de práticas sustentáveis. É uma manifestação pública da vontade de contribuir para enfrentar ao nível local o desafio global da crise climática.

As Câmaras Municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra e um vasto grupo de entidades locais e cidadãos já assinaram o Memorando, que continua aberto a novas adesões de qualquer entidade ou pessoa interessada em subscrever este compromisso com a descarbonização da Arrábida.

A que compromete o Memorando? 

Os signatários do Memorando de Entendimento para a Neutralidade Carbónica do Território Arrábida comprometem-se a colaborar para atingir a neutralidade climática do território, designando um representante para integrar o Grupo de Acompanhamento dos Roteiros “Arrábida ∅ Emissões”. Este grupo, coordenado pela ENA, visa facilitar a implementação e monitorização dos roteiros de descarbonização concebidos para estes municípios, analisando o progresso e os impactos no território das medidas adotadas para reduzir as emissões de CO2.

O objetivo é promover uma rede de colaboração e diálogo permanente com os diferentes atores locais.

Este compromisso coletivo proporciona um enquadramento favorável para a ativação de projetos específicos no território, para a procura de oportunidades de financiamento e para a monitorização de resultados, contribuindo para uma transição energética do Território Arrábida justa e equitativa, onde todas as organizações e cidadãos têm um papel a desempenhar.

Como Subscrever